[NOVO]
Este livro reúne capítulos que abordam a gestão da informação e do conhecimento por meio de ambientes digitais, considerando as demandas da contemporaneidade, sobretudo, em termos de localismos. Assim, buscam-se gerar problematizações na relação entre linguagem, cultura, tecnologia, informação, cidadania e educação.
O desafio é refletir a respeito da apropriação das tecnologias digitais na gestão da informação e do conhecimento, no contexto das organizações contemporâneas (públicas, privadas e do terceiro setor) e das comunidades locais. Nesse sentido, as discussões consideram processos comunicacionais que ocorrem a partir de plataformas digitais, levando em consideração aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos que fomentam convergências culturais, produções transmídias e participações significativas de interlocutores envolvidos nos processos.
Nesta obra, o leitor é convidado a aprofundar suas reflexões sobre a presença das novas tecnologias de informação e comunicação em nosso cotidiano, com a preocupação de potencializar a aprendizagem dos usuários para a educação midiática, crítica, criativa e cidadã. A partir da perspectiva da interface entre comunicação e educação, os trabalhos aqui apresentados trazem oportunidades de conhecer novas experiências neste sentido.
A consciência sobre a importância de se promover processos educativos para uma atuação fortalecida no contexto cibercultural remete-nos às novas perspectivas quanto aos processos de ensino e aprendizagem, como com os processos de comunicação e participação ativa na contemporaneidade. Portanto, é de extrema importância a sistematização de conhecimentos a respeito, qualificados pela práxis e pela reflexão crítica.
Nas experiências aqui apresentadas, a presença da mídia e das tecnologias de informação e comunicação é constante, seja com a preocupação de entender melhor sobre os processos educativos em contextos mediados por elas, seja com a preocupação de se apropriar das mesmas como exercício do direito de atuar numa cidadania plena, ampliando para novas práticas de mobilização social e defesa dos direitos humanos.
Com a leitura, será possível conhecer diferentes abordagens sobre a questão da educação midiática, destacando-se a perspectiva do paradigma latinoamericano da educomunicação, que apresenta proposta de novos modelos de práticas comunicativas visando a promoção de ecossistema comunicativos mais abertos, democráticos e múltiplos. Em convergência a isso, a mídia-educação também está presente como perspectiva de abordagem científica sobre processos e fenômenos culturais contemporâneos.
Os organizadores e autores desta obra oferecem, assim, contribuições de grande valia para o debate social e científico a propósito dos novos contextos culturais e sociais em que estamos imersos, visando potencializar o uso crítico, participativo e criativo das novas tecnologias de informação e comunicação.
Prof. Dr. Claudemir Edson Viana
Coordenador e professor da Licenciatura em Educomunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP)
Livros | |
Autor | Fábio Marques de Souza (Autor), Lígia Beatriz Carvalho de Almeida (Autor), Moabe Breno Ferreira Costa (Organizadores) |
Ano | 2020 |
Condições | Novo |
Linguagem, Cibercultura e Educomunicação - Gestão da Informação e do Conhecimento por Meio de Ambientes DIgitais
- Marca: Mentes Abertas
- Modelo: capa comum
- Disponibilidade: Em estoque
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R$64,90