[NOVO]
O campo de pesquisa em antropologia e educação se vê confrontado, na América Latina – tal como ocorre com outras discussões sobre povos indígenas – com a tensão analítica e política de conceber a escola como instituição colonizadora e assimilacionista ou como instituição possibilitadora de cidadania e transformação. No entanto, e sem negar a trajetória histórica dessa instituição um conjunto de trabalhos dá conta aqui das apropriações que os povos indígenas fazem da escola e dos sentidos diversificados que atribuem aos conhecimentos ali adquiridos. Estes estudos permitem compreender de que modo os povos indígenas levam a cabo processos educativos próprios, marcados por lógicas culturais que não necessariamente vão ao encontro da lógica sustentada pela escola estatal, instituição que se difundiu como modelo único desde o século . Os trabalhos aqui reunidos retomam estas discussões, tendo como base as experiências de seus autores em pesquisa etnográfica e sua participação em diversos projetos junto a povos indígenas do Brasil, México e Argentina.
Peso | 0.360 kg |
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Dimensões | 23 × 16 × 1 cm |
Livros | |
Autor | Mariana Paladino; Gabriela Czarny. |
Ano | 2012 |
Condições | New. |
Povos Indígenas e Escolarização (CZARNY, Gabriela; PALADINO, Mariana)
- Marca: Garamond
- Modelo: Capa Comum
- Disponibilidade: Em estoque
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R$56,00